Câmera fotográfica para iniciantes: o que considerar antes da compra

Escolher uma câmera fotográfica pode ser uma tarefa difícil quando somos iniciantes. Nos falta conhecimento, há muitos modelos no mercado, e por isso, é normal ficarmos com medo de fazer um mau negócio.

Além disso, nesse momento é comum termos pouco dinheiro para investir. Então é importante que não se cometa erros. Caso contrário, isso pode significar um bom tempo usando um equipamento não muito bom, o que pode atrasar seu processo de aprendizagem.

Se você está procurando uma boa câmera fotográfica para iniciantes, precisa considerar algumas coisas importantes.

Características de uma boa câmera fotográfica para iniciantes

Homem com uma Nikon D3300, uma ótima câmera fotográfica para iniciantes
Nikon D3300, uma ótima câmera fotográfica para iniciantes. Foto: Reinhart Julian no Unsplash.

Sua câmera precisa ser fácil de usar, ter qualidade de imagem e durar. Ela precisa ter potencial para permanecer com você por muito tempo, pelo menos o suficiente para você evoluir na fotografia e poder comprar um equipamento melhor.

Desse modo, sua câmera precisa ter:

  1. Modos automáticos. Afinal, usar o modo manual pode ser complicado no início.
  2. Modo manual, porque em um momento você vai ter que utilizar ele se quiser evoluir sua fotografia.
  3. A possibilidade de trocar de lentes. Assim você pode explorar bastante a fotografia sem precisar trocar de câmera.
  4. Qualidade de imagem, é claro.

Isso significa que você precisará de pelo menos uma câmera do tipo DSLR. Nada abaixo disso é indicado se você quer evoluir na fotografia sem se preocupar em trocar de equipamento em pouco tempo.

Qual marca de câmera escolher?

Câmera fotográfica para iniciantes: existe uma marca melhor? Foto: Ben Eaton no Unsplash.

Espero que não seja o seu caso, mas há pessoas na internet que vivem brigando por causa de marca de câmera, o que é uma bobagem. Diversas marcas apresentam câmeras boas, principalmente para quem está começando a fotografar.

A minha recomendação ao escolher uma marca, é que você pesquise suas características. Tente conhecer cada uma e ver suas vantagens e desvantagens.

No entanto, uma dica que eu já escutei e que acho muito boa é: pense em comprar a câmera da marca que algum amigo ou amiga tenha, por exemplo. Assim, você poderá pegar alguns equipamentos emprestados, como lentes e flashs, o que será muito bom no início.

Hoje eu uso uma Nikon, mas já fotografei com Canon e Fuji. Todas fazem fotos excelentes. O que me manteve na Nikon foi o fato de na época, para mim, ela ter sido mais acessível. Além de meus amigos usarem a marca, o que me permitia pegar umas lentes emprestadas de vez em quando.

Câmera fotográfica usada é uma ótima opção para iniciantes

Canon T3i, uma ótima câmera fotográfica para iniciantes.
Uma câmera fotográfica usada pode ser uma ótima opção para iniciantes. Foto: Andrew Hutchings no Unsplash.

Com uma câmera usada, mesmo que antiga, você poderá fazer fotos incríveis e aprender muito sobre fotografia. E o mais legal, tudo isso pagando um preço bem menor.

A qualidade das imagens de câmeras antigas pode ser muito boa. Por exemplo, até pouco tempo eu usava uma câmera de 2011, e ela era incrível.

Geralmente, o problema dos modelos mais antigos é que eles não entregam uma qualidade de imagem tão boa em ISO mais alto. Porém, para muitas pessoas isso não será um problema.

Uma outra questão é que existe a possibilidade de a bateria dessas câmeras estar “viciada”. Assim, elas podem descarregar muito rápido. No entanto, você pode comprar uma bateria nova, que seja compatível com aquela câmera. Ainda assim o seu gasto final será bem baixo.

Uma coisa importante é que câmeras usadas antigas são ótimas para fotos, mas não para vídeos. Se você busca fazer vídeos, procure equipamentos mais recentes.

Atenção com a quantidade de cliques das câmeras usadas

Ao comprar uma câmera usada, fique atento a quantidade de cliques dela. Isso é muito importante, visto que as câmeras têm um número de cliques a partir do qual elas podem começar a dar problemas.

Cada modelo de câmera apresenta um “prazo de validade”, que é medido pelo número de cliques.

Por exemplo, eu tenho uma câmera que tem autonomia para 150mil cliques. Até hoje, eu fiz umas 40mil fotos (ou seja, 40mil cliques) com ela. Nesse caso, ela ainda tem uma vida útil boa.

Geralmente os vendedores informam isso na descrição do produto. Dependendo do número de cliques, você pode até negociar o valor da câmera.

Foto da capa: freestocks no Unsplash.

Tags:
Compartilhe
Foto do perfil do criador do blog, Samuel Baracho.
Samuel Baracho

Vivendo os desafios do dia a dia, e aprendendo algumas coisas nessa jornada. Aqui eu compartilho experiências e informações que podem ser úteis para outras pessoas, ou não.

Siga e se Inscreva
Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *