Perfume e colônia – diferenças e ocasiões de uso

Para muitas pessoas, perfume e colônia são as mesmas coisas. No entanto, há diferenças significativas entre eles. Neste post, vamos ver as características de cada um e como escolher o melhor para cada ocasião.

Perfume e colônia: o que são?

Imagem: Freepik

Perfume e colônia são produtos que contêm uma mistura de óleos essenciais (responsáveis pelo cheiro), álcool e água. A diferença básica entre eles é a concentração de óleos essenciais.

A colônia apresenta uma concentração de óleos essenciais menor (entre 2% e 5%). Por isso, esse é um produto mais suave, que costuma durar menos na pele.

O perfume é mais concentrado, podendo a ter em sua fórmula, 40% de óleos essenciais. Assim, ele é mais forte, e pode durar bastante tempo na pele.

Uma outra diferença entre esses produtos é que a colônia geralmente tem um cheiro mais fresco. Por exemplo, utilizando notas cítricas, frutadas, aquáticas etc. Enquanto o perfume costuma ter notas mais quentes.

Qual dos dois escolher?

Antes de decidir entre perfume e colônia, é importante pensar em alguns fatores:

  1. Em qual ocasião você pretende utilizar o produto? Passeio, trabalho, encontro romântico, balada?
  2. Como é o clima de onde você está? Está fazendo calor ou frio? Isso é muito importante.
  3. O seu gosto pessoal. Que tipo de fragrância você prefere? Algo mais fresco ou mais amadeirado, por exemplo?

De modo geral, a colônia é uma boa opção para quem gosta de aromas mais leves e frescos, para quem quer se perfumar para o dia a dia ou para climas mais quentes. Já o perfume é uma boa opção para quem gosta de aromas mais fortes e marcantes, para quem quer se perfumar para ocasiões especiais ou para climas mais frios.

No entanto, existem alguns perfumes que podem ser utilizados em dias mais quentes, desde que se tenha alguns cuidados. Por exemplo, com a quantidade de borrifadas, além de evitar usos em dias muito quentes.

Perfume e colônia apresentam diferenças importantes. Além da concentração de óleos essenciais, eles costumam diferir nos tipos de fragrâncias.

Por isso, antes de decidir qual comprar, é preciso avaliar principalmente em qual ocasião esse será utilizado.

Vai utilizar a fragrância no dia a dia e no calor? Uma colônia costuma ser uma escolha melhor. Por outro lado, se a ocasião pede algo mais intenso, vai de perfume.

Imagem da capa: KaramAydinov no Freepik.

Tags:
Compartilhe
Foto do perfil do criador do blog, Samuel Baracho.
Samuel Baracho

Vivendo os desafios do dia a dia, e aprendendo algumas coisas nessa jornada. Aqui eu compartilho experiências e informações que podem ser úteis para outras pessoas, ou não.

Siga e se Inscreva
Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *