Se além de proteger seus olhos, você que ficar bonito, precisa saber como escolher óculos de sol.
Com uma variedade de modelos no mercado, pode ser um tanto complicado escolher um. Assim, as chances de os óculos não ficar legal no rosto são altas.
Neste post, vamos ver algumas dicas importantes de como escolher óculos de sol.
Como escolher óculos de sol e garantir a proteção dos nossos olhos
A função básica dos óculos de sol, é proteger nossos olhos. No entanto, diversos modelos não fazem isso da melhor forma.
Modelos mais baratos, de marcas genéricas, podem ser um perigo para nossos olhos. Isso porque, apesar da lente escura, muitos não possuem proteção contra raios UV.
Esses raios podem danificar nossos olhos, e por isso, seus óculos de sol precisam te proteger deles.
Desse modo, a primeira coisa a se considerar antes da compra, é essa proteção.
Como escolher óculos de sol que fiquem bonitos no rosto
Uma das coisas que mais preocupam as pessoas, é o formato dos óculos. Isso porque, certos formatos não ficam muito bons em alguns tipos de rostos.
Esse é um pensamento que faz sentido. No entanto, não veja isso como uma regra máxima. Isso porque, mais importante que o formato dos óculos, é o ajuste dele no seu rosto.
Dito isso, vamos ver as sugestões de combinações que costumam ser consideradas mais legais.
Óculos de sol para rostos redondos
Rostos redondos são caracterizados por testa, bochechas e queixo com tamanhos mais próximos, além das linhas suaves e curvas.
Para complementar a forma redonda do rosto, costuma-se escolher óculos de sol com armações angulares ou retangulares.
Os óculos de sol do tipo aviador também costumam ficar legais nesse tipo de rosto.
Estilos indicados: armações quadradas, Wayfarer, Clubmaster, aviador
Rostos quadrados
Rostos quadrados têm uma mandíbula larga e testa ampla, com linhas retas e ângulos definidos. Para suavizar a forma do rosto, costuma-se escolher óculos de sol com armações redondas ou ovais.
Estilos indicados: armações redondas, aviador, Clubmaster
Rostos em forma de coração
Rostos em forma de coração têm uma testa larga e maçãs do rosto proeminentes que se estreitam em um queixo afiado. Para equilibrar a forma do rosto, costuma-se escolher armações inferiores pesadas e superiores mais leves. Por exemplo, os do tipo aviador ficam ótimos.
Estilos indicados: Clubmaster, aviador, armações redondas
Rostos em forma de diamante
Rostos em forma de diamante têm maçãs do rosto proeminentes e testa e queixo estreitos. Nesses casos, costuma-se escolher óculos de sol com armações ovais ou redondas.
Estilos indicados: armações ovais, armações redondas
Rostos ovais
Esse formato de rosto é considerado o mais tranquilo para combinar com formas de óculos diferentes. Em outras palavras, praticamente todos os formatos são indicados.
Estilos indicados: basicamente qualquer tipo de óculos
Mais importante que os formatos, é o ajuste do acessório
A ideia de formatos ideais para cada tipo de rosto, como uma regra de como escolher óculos de sol, tem como base o visagismo. Apesar de haver um sentido aqui, não é algo a ser seguido como uma regra.
Ainda que o formato dos óculos possa ser importante para muitos, o ajuste do acessório é mais.
Então, não adianta comprar óculos com um formato dito ideal para o seu rosto, se ele não ficar bem ajustado.
Por exemplo, em rostos quadrados costuma-se utilizar óculos com lentes redondas. No entanto, se o acessório ficar muito grande no rosto, ou estreito, ficará feio.
Pior que isso, se o ajuste fica estreito, seus olhos podem ficar expostos aos raios solares. Ou seja, a proteção fica prejudicada.
Por isso, se quiser óculos que fique realmente legal no seu rosto, considere em primeiro lugar o ajuste antes do formato.
Outros fatores a se considerar
Além do tipo de rosto, ajustes e proteção, considere a cor das lentes. Isso porque, as cores não são apenas uma questão de estilo.
As diferentes colorações das lentes afetam nossa percepção. Por exemplo, como percebemos as cores do ambiente e o contraste.
Cada coloração de lente tem seus efeitos, por exemplo:
- Lentes cinza: são boas para reduzir o brilho sem distorcer as cores verdadeiras. Elas são uma escolha popular para atividades ao ar livre, como dirigir e esportes.
- Lentes amarelas: proporcionam uma maior clareza, melhorando nossa percepção. São perfeitas para dirigir, por exemplo.
- Lentes verdes: são boas para melhorar a percepção de profundidade e contraste em condições de luz brilhante. São úteis para atividades ao ar livre.
- Lentes castanhas: são boas para melhorar o contraste em condições de luz brilhante e aumentar a percepção de profundidade em condições de luz baixa a moderada.
- Lentes espelhadas: têm uma camada reflexiva aplicada na parte externa da lente, o que ajuda a reduzir o brilho e o reflexo. Elas são populares para atividades ao ar livre, como ciclismo.
Imagem da capa: halayalex no Freepik