Cuidados essenciais para uma barba estilosa e saudável

Manter uma barba é algo que cada vez mais homens buscam. Porém, o que muitos ainda ignoram, é que barba precisa de cuidados. Caso contrário, você pode ficar com uma aparência não muito legal.

Além disso, a falta de cuidados pode ocasionar problemas como coceiras, pelos encravados e espinhas. Por isso, é muito importante que você dê mais atenção a sua barba, fazendo sua manutenção e usando alguns produtos básicos específicos para ela.

Para ter uma barba legal, você não precisa fazer muito esforço, basta alguns pequenos cuidados.

Use um sabonete adequado para lavar o seu rosto

Para uma barba mais saudável e bonita, é muito importante manter a lavagem do rosto em dia. No entanto, você não deve fazer isso utilizando o mesmo sabonete que usa no corpo.

Isso porque a pele do rosto é um pouco diferente. Por isso, alguns sabonetes corporais podem agredir essa pele, ocasionando ressecamento ou aumentando sua oleosidade. Lembrando que uma pele oleosa é perfeita para o surgimento de espinhas.

Se a pele do seu rosto não está saudável, a sua barba também não estará. Por isso é muito importante que você utilize produtos adequados para lavar o rosto.

Além de um sabonete ideal para o rosto, busque um para o seu tipo de pele. Então, se você tem uma pele oleosa, deve usar um sabonete para esse tipo de pele.

Lave a barba diariamente

Homem de barba
Foto: wayhomestudio no Freepik.

Barbas acumulam sujeira, desde partículas de poluição até restos de alimento. Por isso, você deveria lavá-la todos os dias.

Mas, cuidado. Lavar com qualquer produto pode ocasionar o ressecamento dos fios ou aumentar sua oleosidade. Como consequência, poderá haver o surgimento de caspa, coceira ou até mesmo, queda de fios.

Por isso, nada de shampoo para cabelo. O ideal é um específico para barba, pois os pelos do seu rosto têm características diferentes.

Vale a pena usar o shampoo para barba, mesmo que a sua esteja começando a crescer. Inclusive, muitos desses produtos podem ser usados no rosto inteiro, ajudando a manter sua pele em boas condições.

Seque bem sua barba

Ambientes quentes e úmidos são ótimos para o desenvolvimento de fungos e bactérias. Desse modo, você deve sempre secar bem sua barba após o banho. Se ela for muito grande, você pode usar um secador para ajudar no processo.

Faça a manutenção da sua barba

Homem ajeitando a barba em uma barbearia
Foto: senivpetro no Freepik.

Uma barba bonita precisa passar por uma manutenção sempre que necessário. Por exemplo, aquela aparada no volume pode ser ótima para manter um bom visual.

Além de controlar o volume, aparar os fios vai tirar aquele aspecto desgrenhado, provocado por fios que crescem mais que outros e que é comum.

Outra coisa importante é cuidar do desenho da barba, ajustando a região das bochechas e a área entre o queixo e pescoço, por exemplo. Além disso, é uma boa dar uma aparada no bigode de vez em quando.

É possível fazer esses ajustes em casa. Contudo, uma ida ao barbeiro é muito bem-vinda nesse momento.

O pente é seu amigo

Uma mão feminina segurando um pente de madeira
Foto: nakaridore no Freepik.

Para deixar tudo ajeitado, nada como um pente. No entanto, o ideal é utilizar um de madeira, pois esse tipo de material gera menos eletricidade estática, deixando os fios mais alinhados.

Hidrate sua barba

Algo que é mais comum em quem tem barba grande, são fios ressecados. Esse é um problema que tende a deixar a aparência ruim. Por isso, é importante manter a hidratação dos fios.

O uso de um balm é ótimo para promover uma hidratação em pelos curtos. No entanto, se você está barbudão, um óleo é melhor.

É importante fazer esse procedimento todos os dias.

Não tem jeito, para ter uma barba legal, é preciso cuidar dela, e esses cuidados simples certamente vão te deixar com uma aparência bem melhor. E aí, vamos cuidar dessa barba?

Capa: senivpetro no Freepik.

Tags:
Compartilhe
Foto do perfil do criador do blog, Samuel Baracho.
Samuel Baracho

Vivendo os desafios do dia a dia, e aprendendo algumas coisas nessa jornada. Aqui eu compartilho experiências e informações que podem ser úteis para outras pessoas, ou não.

Siga e se Inscreva
Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *