A flexão de braço é um exercício excelente, que pode ser feito em praticamente qualquer lugar. Tudo o que é preciso para isso é apenas o peso do seu corpo, nada de equipamentos.
Por isso, esse é um ótimo exercício para quem busca fortalecer os músculos superiores, como peito e ombros. Além disso, ele ajuda a fortalecer o abdômen, e dependendo da posição dos braços, a flexão fortalece bem os tríceps.
Esse é um exercício que você pode começar a fazer agora, mesmo tendo pouco condicionamento físico. Isso porque, há variações mais leves da flexão de braço que são ótimas para iniciantes.
No entanto, antes de começar, é preciso saber que existe uma forma adequada de se realizar esse movimento. Algo que muita gente não considera, mas que é bem importante.
Erros ao fazer uma flexão de braço
Basicamente, há três erros que podemos cometer ao fazer uma flexão de braço. O primeiro erro é deixar os braços muito abertos, fazendo um ângulo de 90º com o tronco, como pode ser visto na foto acima. O segundo é com relação a postura. O terceiro é quanto ao posicionamento das mãos.
Para alguns, isso pode parecer bobagem, mas esses detalhes fazem a diferença. Isso porque, esses erros podem reduzir a eficiência do movimento e provocar dores e lesões.
Por isso, assim como em diversos outros movimentos para fortalecer músculos, a execução é muito importante.
A maneira correta de se realizar o movimento
- Mantenha os cotovelos próximos ao corpo, ao invés de mantê-los muito afastados. Quando os cotovelos estão muito afastados, os braços formam quase que uma linha, o que é errado. Note que na foto acima, os cotovelos da pessoa estão próximos ao corpo. Desse modo, quando visto de cima, os braços formam um “A”, que é o ideal.
- Atenção com a postura. O quadril deve estar alinhado com os ombros, de modo que a coluna fique reta.
- As mãos devem estar posicionadas abaixo da linha dos ombros, mas afastadas em uma largura um pouco maior que eles. Ou seja, apesar de estarem na linha dos ombros, suas mãos não devem ficar logo abaixo deles, mas um pouco deslocada para os lados.
No vídeo abaixo você pode visualizar melhor o movimento e ver esses detalhes, que fazem uma diferença enorme.