Ser organizado é uma habilidade que poucas pessoas parecem ter. Afinal, criar certos hábitos costuma ser um tanto difícil. No entanto, a organização é algo que pode ser aprendida e aperfeiçoada. Fazer isso não é tão difícil quanto parece. Entender algumas coisas básicas e um pouco de paciência vai te ajudar.
Uma das maneiras de se tornar mais organizado é criar uma lista de tarefas pendentes e priorizá-las de acordo com a urgência e a importância. É importante ter uma agenda ou um calendário para planejar a vida e manter o controle das tarefas diárias. Além disso, é recomendável manter um espaço de trabalho organizado e livre de bagunça.
A tecnologia pode ser uma ótima aliada na organização. Por exemplo, desde aplicativos de tarefas e lembretes até automatização de pagamentos.
Se você quer aprender como ser organizado, separei algumas dicas valiosas que vão te ajudar.
Benefícios de ser organizado
Antes de falarmos sobre como ser organizado, precisamos entender como isso pode ser importante nas nossas vidas. Aqui estão alguns benefícios de se ter uma vida organizada:
- Redução do estresse: Quando tudo está organizado e em seu lugar, é mais fácil encontrar o que se precisa e se concentrar no que é importante. Isso pode reduzir o estresse e a ansiedade.
- Aumento da produtividade: Com as coisas organizadas, é mais fácil se concentrar no trabalho que precisa ser feito. Isso pode aumentar a produtividade e ajudar a alcançar metas e objetivos mais rapidamente.
- Economia de tempo: Quando tudo está organizado, é mais fácil encontrar o que se precisa e realizar as tarefas de forma mais rápida e eficiente. Isso pode economizar tempo e permitir que a pessoa faça mais coisas em um dia.
- Melhora das relações interpessoais: Viver em um ambiente organizado pode ajudar a melhorar as relações interpessoais. Afinal, você terá mais tempo livre para se relacionar com outras pessoas.
- Melhora da qualidade de vida: Viver em um ambiente organizado pode ajudar a melhorar a qualidade de vida de uma pessoa. Afinal, menos estresse e mais tempo livre são ótimos para isso.
- Melhora da saúde mental: A redução do estresse, mais tempo livre, mais tempo com pessoas que gostamos etc., vão contribuir de forma positiva com nossa saúde mental.
Como ser organizado: dicas que vão te ajudar a colocar as coisas em ordem
Antes de tudo, é preciso deixar claro que diversas dessas coisas podem e devem ser feitas aos poucos. Isso porque, criar bons hábitos costuma ser difícil. É como costumam dizer: um passo de cada vez.
Você pode até aprender como ser organizado em pouco tempo. No entanto, a execução costuma ser difícil. É importante entender isso e desenvolver os hábitos aos poucos para evitar frustrações.
Dito isso, vamos ver algumas dicas que vão te ajudar.
Crie uma rotina
Criar uma rotina diária é uma ótima maneira de ser mais organizado. Estabeleça horários para acordar, trabalhar, fazer exercícios e dormir. Isso ajuda a manter o foco e a aumentar a produtividade.
Faça listas de tarefas
Fazer listas de tarefas é uma maneira eficaz de manter o controle das atividades e evitar o esquecimento de compromissos importantes.
É maravilhoso ir marcando cada tarefa como concluída. De alguma forma isso me deixa motivado e me ajuda a não procrastinar.
Existem diversos aplicativos para smartphone que vão te ajudar com isso. Aqui no blog tem um texto onde falo sobre aplicativos que podem te ajudar a ser mais produtivo. Vale a pena dar uma conferida.
Priorize as tarefas
Priorizar as tarefas é fundamental para ser mais organizado. Determine quais tarefas são mais importantes e urgentes e concentre-se nelas primeiro. Isso ajuda a evitar a procrastinação e a aumentar a produtividade.
Organize o espaço físico
Manter o espaço físico organizado é fundamental para ser mais produtivo. Livre-se de coisas desnecessárias e organize os objetos. Assim, fica mais fácil encontrar coisas, evitar distrações e estresse.
Revise suas tarefas
Reserve um tempo regularmente para revisar suas listas de tarefas, projetos em andamento e metas. Verifique seu progresso, faça ajustes se necessário e reflita sobre o que funcionou e o que pode ser melhorado.
Essa revisão não precisa durar muito tempo.
Mantenha-se motivado
Encontre maneiras de se manter motivado e engajado em suas atividades. Celebre suas conquistas, recompense-se pelo trabalho concluído e busque inspiração e motivação quando necessário
Por exemplo, eu costumo sair para algum lugar legal, ou jogar vídeo game após concluir as tarefas pendentes. É uma forma de recompensa por ter feito as coisas.
Como ser organizado sem cair na produtividade tóxica
Saber como ser organizado pode trazer diversos benefícios, como já falamos. Entre eles está a redução do estresse e melhora das relações interpessoais. Como consequência, essas duas coisas podem ser positivas à nossa saúde mental.
No entanto, o excesso de produtividade não é bom. A ideia é otimizar as tarefas para ter tempo livre.
Claro que adiantar tarefas dos próximos dias pode ser interessante. No entanto, isso não deve ser feito sempre. Não devemos adiantar tarefas para adicionar outras.
A ideia é fazer as coisas daquele dia, e depois relaxar. Até porque, momentos de descanso e lazer vão contribuir com a produtividade de outros dias.
Então, não queira fazer tudo de uma vez, e nem se culpe por não ter concluído todas as tarefas do dia. Somos humanos e não máquinas.
Ser produtivo é ótimo, mas produtividade em excesso é ruim.
Como ser organizado sem se frustrar
A base de como ser organizado é saber criar bons hábitos
Criar bons hábitos costuma ser difícil, por isso, muitas pessoas se frustram ao tentar ser mais organizadas e produtivas.
Em muitos casos, o problema é querer mudar de maneira rápida. No entanto, não é assim que bons hábitos costumam ser criados.
Se você quer aprender como ser organizado, precisa entender que o processo requer paciência. As coisas precisam ser feitas com calma.
É preciso ter paciência, a mudança pode ser feita aos poucos. Então, não tem problema em não conseguir concluir todas as tarefas do dia. A ideia é melhorar o desempenho com o tempo.
Um exemplo que costumo dar, é de alguém que quer começar a fazer atividades físicas. Muitas pessoas querem começar de forma muito intensa, e acabam se frustrando. Afinal, seus organismos não estão acostumados com aquilo.
Então, ao invés de querer começar correndo 10Km, é mais fácil começar correndo 2Km e ir progredindo. Com hábitos é a mesma coisa.
Entenda suas necessidades
Por fim, é importante entender suas necessidades, e criar uma estratégia com base nisso.
Às vezes é legal ver como outras pessoas fazem para se manterem organizadas. No entanto, nem sempre aquele método é o mais adequado para nós.
Há até quem adora ficar comparando aplicativos e métodos, avaliando quais são melhores, ou até falando sobre fórmulas mágicas.
Contudo, o que realmente importa é o que se aplica a você. Por isso, é importante adequar as coisas à sua necessidade e rotina.
Imagem da capa: storyset no Freepik.