Dieta low carb – o que você precisa saber antes de aderir

A dieta low carb vem sendo aderida por muitas pessoas nos últimos anos. Um dos principais motivos para isso, é a promessa de emagrecimento.

Essa é uma ideia que faz muito sentido, e de fato, muita gente emagrece dessa forma. No entanto, aderir a essa dieta não é garantia de emagrecimento. Além disso, uma dieta low carb pode não ser adequada para algumas pessoas.

Nesse post, vamos entender o que é low carb e o quão essa dieta é eficiente para quem busca emagrecer.

O que é a dieta low carb

Ilustração mostrando alimentos que costumam ou não, fazer parte de uma dieta low carb
Imagem: storyset no Freepik

O significado de low carb é baixo carboidrato. Ou seja, essa dieta propõe a redução da ingestão desses nutrientes. Isso porque, esses carboidratos nos fariam engordar. O foco então, seria consumir mais proteínas e gorduras saudáveis.

De fato, carboidratos podem nos fazer engordar. Por isso, para algumas pessoas, ele é um “vilão”.

No entanto, as coisas são mais complexas. O carboidrato pode ser um vilão, mas no geral, é nosso aliado.

O que são carboidratos

Carboidratos estão presentes em diversos alimentos (cereais, frutas, produtos industrializados etc.), e se apresentam de formas diferentes. São divididos da seguinte forma:

  • Monossacarídeo: são carboidratos mais simples. Por exemplo, glicose e frutose;
  • Dissacarídeo: formados por dois monossacarídeos, como é o exemplo da lactose presente no leite. Ainda são considerados simples;
  • Polissacarídeo: esses são mais complexos, sendo formados por vários monossacarídeos. Precisam ser quebrados em partes menores pelo nosso corpo para serem absorvidos.

Uma das principais funções dos carboidratos é fornecer energia para o nosso corpo. Ou seja, eles são muito importantes.

O problema ocorre quando consumimos esse nutriente em excesso.

Porque carboidratos nos fazem engordar

Ilustração mostrando pessoas segurando alimentos ricos em carboidratos. Um exemplo do que não se costuma comer em uma dieta low carb
Imagem: Freepik

Os carboidratos que ingerimos serão metabolizados pelo nosso corpo. Os simples, são absorvidos facilmente, enquanto os complexos (polissacarídeos), precisam ser quebrados. No final, muitos dos carboidratos que ingerimos, irão virar glicose.

Essa glicose vai para o sangue, e depois para as células, onde será metabolizada para nos fornecer energia.

No entanto, quando há muita glicose no nosso organismo, devido a um consumo em excesso de carboidratos, duas coisas podem acontecer.

Essa glicose pode ser armazenada no fígado ou nos músculos, na forma de glicogênio. Porém, ela também pode ser armazenada no corpo na forma de gordura.

Enquanto há um limite para estocar glicogênio, o mesmo não ocorre com a gordura. Ou seja, não há limites para o nosso corpo armazenar ela.

A dieta low carb pode te ajudar, mas não é uma solução definitiva

Para quem busca emagrecer, uma dieta low carb pode ser útil. No entanto, diferente do que algumas pessoas pensam, isso não é garantia de bons resultados.

Isso porque, além dos carboidratos, também ingerimos gordura através dos alimentos. E até mesmo as proteínas podem virar gordura se consumidas em excesso.

Então, não adianta aderir ao low carb, e exagerar no consumo de carnes, por exemplo. Mesmo em uma dieta low carb, podemos engordar.

No final das contas, o segredo mesmo é controlar as calorias. E isso pode ser feito de várias formas. Por exemplo, através de uma dieta, atividades físicas ou ambos ao mesmo tempo.

O segredo é uma alimentação equilibrada, e não ingerir mais calorias do que nosso corpo gasta por dia.

Dieta low carb: vale a pena?

Depende. Isso porque, é preciso analisar as necessidades de cada pessoa. Por exemplo, se você quiser ganhar bastante massa muscular, uma dieta low carb vai atrapalhar seus resultados.

Isso porque, junto com as proteínas, os carboidratos são importantes para o processo de crescimento muscular.

No entanto, se o seu foco for emagrecer, essa dieta pode ser uma forte aliada. Embora haja outras formas de se obter tal resultado.

Então, antes de aderir ao low carb, é preciso avaliar suas necessidades. Além disso, analise se esse tipo de dieta se adequa aos seus hábitos e rotina. Caso contrário, isso provavelmente não te trará tantos benefícios. 

Para algumas pessoas, começar a fazer atividades físicas pode ser melhor do que reduzir o consumo de carboidratos.

Por fim, e não menos importante, se optar por uma dieta low carb ou qualquer outra, consulte um nutricionista.

Imagem da capa: Freepik

Tags:
Compartilhe
Foto do perfil do criador do blog, Samuel Baracho.
Samuel Baracho

Vivendo os desafios do dia a dia, e aprendendo algumas coisas nessa jornada. Aqui eu compartilho experiências e informações que podem ser úteis para outras pessoas, ou não.

Siga e se Inscreva
Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *