O que é pace na corrida? Desvendando sua importância

 

Se você começou a correr recentemente, com certeza tem várias dúvidas sobre essa prática. Uma que é muito comum é: o que é pace na corrida?

Essa medida é muito utilizada por corredores, e tem uma grande importância. Isso porque, através do pace, é possível criar estratégias de corrida e até evitar lesões.

Neste texto, vamos desvendar o que é pace na corrida e ver como podemos utilizá-lo ao nosso favor.

O que é pace na corrida?

O pace na corrida nada mais é que o ritmo. Em outras palavras, é o tempo que um corredor demora para percorrer a distância de 1Km. Por exemplo, se o seu pace é de 6 minutos, isso quer dizer que você demora esse tempo para percorrer 1Km.

Essa é uma medida simples, que pode parecer bobagem. No entanto, há alguns ótimos benefícios que podemos ter quando trabalhamos corretamente o nosso ritmo.

Conhecer o seu ritmo de corrida é fundamental para que você avalie o tempo que precisará para percorrer uma determinada distância. Além disso, esse dado é uma base para avaliarmos nossa evolução.

Como calcular o pace na corrida?

Vimos que o pace é o tempo que demoramos para percorrer 1Km. Desse modo, o seu cálculo pode ser feito pela divisão do tempo total pela distância.

No entanto, se você monitora suas corridas com aplicativos, relógios ou pulseiras inteligentes, não precisa se preocupar com esse cálculo. Afinal, o pace será mostrado nos seus resultados, visto que é um dado importante.

A importância do pace na corrida

Homem correndo ao ar livre.

Imagem: katemangostar no Freepik

1. Estratégia de corrida: entender o pace ajuda os corredores a desenvolver estratégias eficientes. Além disso, manter um ritmo consistente durante a corrida evita a exaustão prematura e melhora o desempenho geral.

2. Atingir metas pessoais: seja para bater recordes pessoais, completar uma maratona ou simplesmente melhorar a resistência, o conhecimento do pace é fundamental.

3. Evitar lesões: correr em um ritmo adequado reduz o risco de lesões. Um pace excessivamente rápido pode levar à fadiga e lesões. Por outro lado, um ritmo muito lento pode subutilizar o potencial do corredor.

4. Treinamento eficiente: incorporar treinos específicos de pace no regime de treinamento permite que os corredores se acostumem a diferentes intensidades, melhorando a resistência e a capacidade cardiovascular.

Dicas rápidas para melhorar o pace

1. Treino intervalado: inclua sessões de treino intervalado para aumentar a velocidade e a resistência.

2. Corridas de ritmo: realize corridas de ritmo, mantendo um pace constante, para ganhar familiaridade com diferentes intensidades.

3. Monitoramento de treino: utilize relógios, pulseiras ou aplicativos de corrida que forneçam informações em tempo real sobre o pace.

4. Escute seu corpo: aprenda a reconhecer os sinais do corpo e ajuste o pace conforme necessário. Por exemplo, se você está muito ofegante e mal consegue falar, provavelmente está em um ritmo rápido demais.

Imagem da capa: wayhomestudio no Freepik

Tags:
Compartilhe
Foto do perfil do criador do blog, Samuel Baracho.
Samuel Baracho

Vivendo os desafios do dia a dia, e aprendendo algumas coisas nessa jornada. Aqui eu compartilho experiências e informações que podem ser úteis para outras pessoas, ou não.

Siga e se Inscreva
Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *