Aquecer antes do treino traz benefícios ou não?

Aquecer antes do treino é muito importante para quem busca um bom desempenho. No entanto, muitas pessoas ainda ignoram esta etapa.

Neste artigo, vamos explorar porque o aquecimento é tão fundamental para o seu desempenho nos treinos e como ele pode trazer uma série de benefícios para o seu corpo e seus resultados.

Por que é necessário aquecer antes do treino

O aquecimento é a etapa onde preparamos o nosso corpo para uma determinada atividade física, seja um treino ou prática esportiva.

Nesse momento, realiza-se atividades de menor intensidade que vão aumentando gradualmente.

A intenção dessas atividades é aumentar a temperatura corporal, melhorar a circulação sanguínea e preparar os músculos e articulações para a ação.

Com uma melhora da circulação sanguínea, os músculos recebem mais nutrientes. Além disso, durante o aquecimento, aumentamos a presença de líquido sinovial nas articulações, que age como um lubrificante durante as atividades.

Benefícios de se aquecer antes do treino

  • Um início de treino mais confortável: a transição suave entre o repouso e a atividade mais intensa evita mudanças bruscas no nosso corpo. Como resultado, o início do treino se torna mais agradável.
  • Maior desempenho durante as atividades: o aumento do fluxo de sangue para os músculos significa que mais oxigênio e nutrientes vão chegar até eles. Ou seja, isso vai garantir um maior desempenho durante as atividades.
  • Redução do risco de lesões: com o corpo mais preparado para a atividade, os riscos de lesões nos músculos e articulações são reduzidos.
  • Preparação mental: Além dos benefícios físicos, o aquecimento também ajuda a preparar nossa mente para a prática do exercício. Isso porque, a atividade gradual pode melhorar nossa concentração e ajudar na motivação e disposição.

Aquecer antes do treino é fundamental para quem quer ter bons resultados.

Como fazer um aquecimento eficiente

Agora que sabemos a importância de se aquecer antes do treino, vamos ver a base de um aquecimento eficaz.

  • Intensidade progressiva: comece com atividades de menor intensidade e aumente gradualmente. Assim, você permite que seu corpo vá se ajustando, diminuindo riscos de lesões.
  • Duração ideal: a duração do aquecimento vai variar dependendo da intensidade da atividade que você vai praticar. Em média, 10 minutos de aquecimento são suficientes.

Com relação aos movimentos do aquecimento, existem alguns básicos, como: corrida leve, saltos, rotações articulares etc.

No entanto, você pode utilizar diversos outros movimentos que tenham intensidade leve. Lembre-se, a ideia é começar devagar e aumentar a intensidade gradualmente.

Em um treino de pernas, é possível fazer o aquecimento utilizando exercícios para perna como base. Por exemplo, se você for treinar pernas utilizando pesos, agachamentos podem ser uma boa opção de aquecimento.

É possível também aquecer utilizando cargas menores. Por exemplo, em um treino de bíceps com halteres, você pode aquecer utilizando pesos mais leves.

Aquecer antes do treino é uma etapa muito importante, que traz benefícios e nos ajuda a evitar lesões. Desse modo, se você quer atingir bons resultados com os treinos, aqueça.

Imagem da capa: Freepik.

Tags:
Compartilhe
Foto do perfil do criador do blog, Samuel Baracho.
Samuel Baracho

Vivendo os desafios do dia a dia, e aprendendo algumas coisas nessa jornada. Aqui eu compartilho experiências e informações que podem ser úteis para outras pessoas, ou não.

Siga e se Inscreva
Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *