Treinar em casa: 5 dicas para começar e não desistir

Treinar em casa é uma ótima opção para quem tem pouco tempo durante o dia, ou como um complemento. Ou então, se você não está com condições de pagar uma academia.

Existem várias vantagens de se treinar em casa, mas também há desvantagens. A principal delas está relacionado com os nossos hábitos. Isso porque, manter novos hábitos não é muito fácil. Então, para muitas pessoas, é difícil começar a treinar e manter essa rotina.

No entanto, há algumas coisas que podem ser feitas para te ajudar a manter o ritmo de treino.

O ritmo inicial para treinar em casa

O primeiro erro de quem está começando a treinar, é querer iniciar com um ritmo alto. Isso porque, se fizer isso, há grandes chances de você desistir.

No geral, uma mudança de hábito deve ser feita de forma gradual. Por exemplo, você decidiu que vai parar do tomar café com açúcar. Se fizer isso de uma vez, as chances de isso dar certo são baixas. Por outro lado, se o fizer de forma gradual, reduzindo o açúcar aos poucos, será bem mais fácil.

Então, quando começar a treinar em casa, inicie de uma forma mais leve. No início, um treino de 5 minutos já pode ser ótimo. Aos poucos, você vai aumentando o tempo.

Se você é iniciante, aceite isso

Flexão de braço com os joelhos apoiados, uma variação fácil para iniciantes. Imagem: Freepik

Quando estamos iniciando, pode ser chato não conseguir executar alguns movimentos. Por exemplo, não conseguir fazer uma flexão de braço. Ou não conseguir fazer um bom número de repetições.

Nesses momentos, muitos podem querer desistir, e isso é um grande erro. Isso porque, é preciso entender qual o seu nível de condicionamento naquele momento. E se você é iniciante, provavelmente ele é baixo.

Desse modo, é importante entender isso e fazer alguns ajustes. Por exemplo, você pode começar com variações de flexões de braço mais fáceis, e ir avançando aos poucos.

Tenha um plano para treinar em casa

Homem segurando um kettlebell enquanto realiza um agachamento. Um ótimo exercício para treinar em casa
Vídeos e aplicativos podem ser ótimos para te ajudar a ter um plano de treino variado. Imagem: Freepik.

Existe a possibilidade de se ter um profissional acompanhando seus treinos em casa. No entanto, em muitos casos isso não ocorre.

Desse modo, muitas pessoas podem ficar um pouco perdidas sem um plano de treinos. Porém, existem outras soluções para isso.

Uma ideia é buscar profissionais que postam vídeos no Youtube, com alguns planos legais de treino. Além disso, há aplicativos que podem te ajudar com os seus treinos. Alguns deles fornecem planos bem interessantes.

Invista em equipamentos

Equipamentos não são necessários para começar a treinar. Existem diversos exercícios nos quais apenas o peso do seu corpo é suficiente. Há quem costume utilizar apenas eles.

Contudo, equipamentos são ótimos para turbinar seus treinos. Não só isso, eles vão te ajudar a variar seus exercícios, o que é ótimo para não te desestimular.

Considere comprar uns halteres, esteiras, cordas, elásticos etc. Não são equipamentos caros e vão te ajudar muito a atingir bons resultados.

Tenha um(a) parceiro(a) de treino

Imagem: wayhomestudio no Freepik

Treinar com outra pessoa é ótimo. Além de uma companhia para conversar, isso pode te dar mais motivação.

Treinar em casa pode ser uma solução para muitas pessoas. No entanto, há algumas desvantagens nisso, que podem ser contornadas de forma fácil.

Fazendo coisas simples, você pode se manter mais motivado e assim, não desistir dos treinos. Com o tempo, isso vai se tornar algo comum na sua rotina.

Tags:
Compartilhe
Foto do perfil do criador do blog, Samuel Baracho.
Samuel Baracho

Vivendo os desafios do dia a dia, e aprendendo algumas coisas nessa jornada. Aqui eu compartilho experiências e informações que podem ser úteis para outras pessoas, ou não.

Siga e se Inscreva
Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *