Calistenia: o que é e motivos para começar a praticar

A calistenia é um tipo de treino que pode nos trazer ótimos resultados. Por exemplo, ganho de força, massa muscular e agilidade.

Por esses e outros motivos, eu comecei a praticar calistenia há alguns meses. E apesar do pouco tempo, já percebo bons resultados.

Neste post, vou falar um pouco sobre a calistenia e fazer um guia rápido para quem está pensando em praticá-la.

O que é calistenia

A palavra calistenia vem do grego kállos (κάλλος), que significa beleza, e sthenos (σθένος), que significa força. Ou seja, é um treino de força que vai fazer você se desenvolver fisicamente.

No entanto, na calistenia, os movimentos costumam ser feitos utilizando apenas o peso do nosso corpo. Além disso, esses movimentos costumam trabalhar vários grupos musculares ao mesmo tempo.

Alguns benefícios de se praticar a calistenia

Homem praticando calistenia em uma praça
Imagem: wirestock no Freepik

Aumento de força

Você vai precisar ter força para executar os movimentos da calistenia. Mas calma, existem movimentos e variações que são ótimas para iniciantes.

A ideia é ir progredindo aos poucos. Ou seja, no início podemos executar movimentos fáceis e ir aumentando a dificuldade aos poucos.

Por exemplo, se o seu condicionamento for baixo, talvez você não consiga fazer uma flexão de braço. No entanto, é possível fazer esse movimento de forma mais fácil, como apoiando os joelhos no chão, ao invés dos pés.

Com o tempo, você vai ganhando força e poderá fazer movimentos mais desafiadores. Assim, sua força vai aumentar ainda mais.

Aumento de flexibilidade

A calistenia envolve uma ampla gama de movimentos que ajudam a aumentar a flexibilidade, tornando o corpo mais ágil e capaz de realizar tarefas diárias com mais facilidade.

Melhora da postura

A prática regular de calistenia pode ajudar a melhorar a postura. Isso porque, há diversos movimentos que trabalham bastante o core (abdômen, lombar etc.), deixando-o mais forte.

Com um core forte, sua postura tende a melhorar. Como consequência, você evita problemas na coluna devido à má postura.

Melhora o condicionamento cardiovascular

Alguns treinos de calistenia podem ser muito intensos. Nesses casos, nossa frequência cardíaca e respiratória fica elevadas. Em outras palavras, nosso coração e pulmão trabalha mais.

Desse modo, fortalecemos o coração e melhoramos a circulação do sangue. Assim, podemos prevenir algumas doenças cardiovasculares.

Além disso, essas atividades intensas são ótimas para queimar calorias. Isso significa que você vai emagrecer.

Vantagens de se praticar a calistenia

Homem fazendo um movimento de calistenia. Nesse exemplo, temos um movimento popularmente chamado de "plantar bananeira", que requer bastante força e equilíbrio.
Imagem: Piero Nigro no Unsplash

A calistenia pode ser praticada em diversos lugares

Não é necessário equipamentos para praticar calistenia. Apesar de que, alguns equipamentos podem ser utilizados em certos momentos.

Tudo o que você precisa, é utilizar o peso do seu próprio corpo durante os treinos. Desse modo, é possível treinar em diversos locais, desde sua casa até lugares ao ar livre.

Economia

Por não ser necessário equipamentos, além de poder ser realizada em diversos lugares, praticar calistenia não requer muitos gastos. Por isso, é uma ótima atividade para quem não está com condições ou não quer gastar dinheiro com academia, por exemplo.

O que você precisa saber antes de praticar a calistenia

Homem fazendo exercício de calistenia em uma barra paralela ao ar livre
Imagem: Freepik

É possível ganhar músculos com a calistenia?

Essa ainda é uma pergunta muito comum entre quem está pensando em praticar calistenia. A resposta é sim, você vai ganhar músculos com esse treino.

No entanto, é preciso ter em mente os seus objetivos. Por exemplo, se você quer ganhar músculos, ficar definido e ter flexibilidade, a calistenia é ótima. Porém, com esse treino você não vai ganhar uma quantidade absurda de massa muscular.

Ou seja, você não vai ficar “monstrão” com a calistenia. Se esse for o seu objetivo, a musculação é o ideal.

Em outras palavras, a calistenia vai fazer você desenvolver músculos de forma significativa. No entanto, não da mesma forma que a musculação.

Cada tipo de treino tem suas vantagens e desvantagens. Tudo vai depender dos seus objetivos.

Calistenia emagrece?

Com certeza. Com treinos mais intensos, você vai queimar bastante calorias. Ou seja, vai emagrecer.

Além disso, na medida que for ganhando mais massa muscular, seu corpo vai precisar gastar mais calorias para manter essa quantidade de massa. Ou seja, você também contribui com o emagrecimento dessa forma.

Calistenia para iniciantes

Muitas pessoas desistem da calistenia por não conseguir executar alguns movimentos básicos.

O que você precisa entender, é que existem movimentos e variações ideias para iniciantes. Por exemplo, há diversas variações da flexão de braço.

A ideia é começar com movimentos mais fáceis de se executar, como uma flexão inclinada.

Com o tempo, você vai progredindo e até uma flexão padrão vai se tornar fácil de fazer em algum momento. E aí, será preciso realizar variações mais difíceis, como uma flexão diamante, flexão arqueiro, flexão com um braço etc.

Então, se você é iniciante, e não costuma treinar, a calistenia é sim muito boa para você.

Alguns exemplos de exercícios de calistenia

Dois homens fazendo barra fixa ao ar livre
Imagem: serhii_bobyk no Freepik

Como vimos, a calistenia é um treino de força onde utilizamos o peso do nosso próprio corpo para fazer os movimentos. Vimos também que existem variações dos movimentos, para diferentes níveis de condicionamento físico.

Agora, vamos ver alguns exemplos de exercícios de calistenia.

Flexão de braço

Um movimento básico do treino de calistenia. Ótimo para fortalecer tríceps, ombros e peito. E que trabalha um pouco o abdômen.

Variações para iniciantes: flexão inclinada ou com joelhos apoiados.

Variações avançadas: flexão diamante, flexão explosiva, flexão arqueiro, flexão com um braço…

Barra fixa

Uma ótima opção de exercício para fortalecer os músculos das costas, braços e ombros.

Se fazer flexão de braço pode ser difícil para iniciantes, a barra fixa costuma ser pior. Contudo, temos variações para quem está começando.

Variações para iniciantes: barra negativa e barra australiana.

Variações avançadas: barra com uma mão, muscle-up…

Agachamentos

Exercício básico para fortalecer as pernas. Aqui não tem muita dificuldade. A não ser que você tenha algum problema de articulação, fazer esse movimento é tranquilo.

Variações avançadas: agachamento com salto, agachamento usando apenas uma perna…

Prancha

A prancha é um exercício muito popular que ajuda a fortalecer o core.

Um exercício fácil de se executar, mas difícil de manter a posição. Principalmente quando somos iniciantes.

Variações avançadas: prancha lateral, prancha com elevação de pernas…

Imagem da capa: master1305 no Freepik.

Tags:
Compartilhe
Foto do perfil do criador do blog, Samuel Baracho.
Samuel Baracho

Vivendo os desafios do dia a dia, e aprendendo algumas coisas nessa jornada. Aqui eu compartilho experiências e informações que podem ser úteis para outras pessoas, ou não.

Siga e se Inscreva
Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *